terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Neve, neve e mais neve

Parece que agora vai passar! Alguns dias ainda.... Este inverno nos trouxe muito frio. E muita neve. As rodovias estavam congeladas, as ruas cheias de neve, os trens nao funcionavam e nos aeroportos os avioes estavam mais parados do que podendo se levantar. E que é perigoso o tráfico nas ruas e rodovias por causa de escorregar...E porém: foi bonito. Muitas pessoas se lembraram dos invernos de sua infância, quando invernos deste jeito cada ano se repetiam. E quando as criancas passavam cada hora livre com os trenos brincando, escorregando para baixo dos montes cobertos com neve, ou patinando nos lagos congelados ou jogando jockey no gelo, ou lutando na neve de forma, que um emsaboava o outro com neve. Isto eu detestei. Ou jogando com bolas de neve, ou construindo figuras de neve: o conhecido e tao querido Senhor Homen Neve, com chapéu, olhos de carvao, o nariz era um senoura e para ele nao sentir tanto frio, recebia um chaile de la em redor do pescoco. Esta figura nunca faltou nos parques e jardins, e cada uma crianca se esforcava de construir o mais bonito e divertido homen de neve de todos.... Lembrancas assim sao sempre agradáveis. Tivemos conversando nos últimos dias sobre isto. Mas com cada dia, que está ainda na neve, temos a conciência, que na minha idade nao conseguimos mais se segurar em cima de um trenó, patinar só seria possível pelo preco de ossos quebrados e que neve em cima da pele dá o sentido de frio e molhado e que a neve tem de ser tirada dos passeios, da rua e em frente da casa e das lojas. E isto várias vezes por dia, e no fim de uma semana a gente nao sabe mais para onde com tanta neve. Os montes de neve na beira dos passeios crescem e crescem e permanentemente ainda caia neve. Semelhante assim aconteceu com o narrador, de qual eu agora rapidinho vou contar-lhes. Eu acho ele simpático:
Uma história extraordinária, qual hà semanas já faz a volta no internet e nos jornais dos países com neve:Alegrias de inverno.
8 de decembro 18.00:
Comecou à nevar. A primeira neve neste ano. Minha esposa e eu pegamos nossos aperitivos e sentamos horas e horas na nossa sala em frente da porta ao terrasso contemplando e admirando como os flocos brancos enormes pairam do céu. Parecia como nos contos. Tao romântico – nós nos sentimos como rescentemente casados. Eu adoro neve!
9 de decembro:
Quando de manha acordamos, tinha uma coberta enorme e maravilhosa de neve branquinha cobrido cada centímetro da paisagem. Que vista fantástica! Existe um lugar mais lindo no mundo? Mudar para cá, foi a melhor ideia, que tive na minha vida. Pela primeira vez depois de anos que de novo remexo com a pá retirando a neve e sinto-me de novo como um menino pequeno. Limpei com a pá a entrada para a garagem e o passeio, quero dizer retirei toda a neve. Hoje na tarde passou o limpa-neve motorizado pela a rua e empurrou toda a neve da rua juntando ela em frente da minha garagem e no passeio. Entao busquei de novo a pá. Que vida maravilhosa!
12 de decembro:
O sol derreteu toda nossa neve bonita. Que desilusao. Meu vizinho diz, que nao preciso de me preocupar, pois vamos ter definitivamente Natal branco. Nenhuma neve para o Natal, seria horroroso! Klaus diz, que até ao fim do ano teriamos tanta neve, que eu nunca mais desejaria de ver neve. Nao acredito, que isto seria possível. Klaus é muito gentil – sou feliz que ele é meu vizinho.
14 de decembro:
Neve, neve maravilhosa! 30 cm na última noite. A temperatura caíu até aos 20 graus minus.O frio deixa tudo no brilho. O vento toma-me o folego, mas me esquentei no trabalho com a pá. Isto é a vida! O limpa neve da rua voltou hoje na tarde e de novo juntou a neve no passeio e na frente da porta da garagem. Nao tinha imaginado, que teria de trabalhar tanto com a pá, mas assim chego de novo à uma disposicao boa. Queria que nao tivesse de soprar e ofegar tanto.
15 de decembro:
60 cm antevista. Vendí meu Combi e comprei um Jeepe. E pneus de inverno para o carro da minha esposa e duas pás extra. Preenchí a geladeira. E minha esposa prefere um fogao ou uma lareira para combustao de lenha no caso que dar falta de electricidade. Isto é bobagem – pois nao estamos na Alaska
16 de decembro:
Hoje de manha tempestade de gelo. Em frente da garagem escorreguei e caí na minha........, quando queria espalhar sal, para que o gelo se derrete mais rápido. Doeu p`ra danado. Minha esposa riu durante uma hora. Isto acho bem cruel.
17 de decembro;
Ainda bem baixo dos 0 graus. As ruas estao congeladas demais para se encaminhar para qualquer lugar. A electricidade deu falta durante 5 horas. Tinha de me embrulhar em cobertas, para nao morrer de frio. Nada de televisao. Nada para fazer, do que de fitar os olhos em minha esposa e tentando de irritar ela. Penso, que deveriamos ter comprado um fogao de lenha, mas eu nunca iria confessar isto. Eu ódio, quando ELA tem razao! Eu ódio, de congelar na minha própia sala!
20 de decembro:
A electricidade voltou, mas na noite mais uma vez 40 cm daquela coisa maldita! Trabalhar mais ainda com a pá. Isto durou o dia inteiro. Aquele trem do limpa neve passou por aquí duas vezes. Tentei de persuadir alguns dos meninos da vizinhaca para limpar e tirar neve com a pá. Mas eles dizem, que nao têm tempo, pois têm de jogar Hockey. Eu acredito, que eles mentem. Eu queria comprar uma frese de neve no Super Mercado de ferramentos. Eles nao tinham mais – nem uma. Recebem algumas novamente no marco. Eu acredito, que eles mentem.Klaus diz, que tenho de retirar a neve com a pá ou a prefeitura faz e manda-me as contas. Eu acredito, que ele mente.
22 de decembro:
Klaus estava certo com Natal branco, porque hoje na noite caíram novamente 30 cm daquele trem branco e faz tanto frio, que até ao augosto nao vai derreter mais. Durou 45 minutos, até eu estar pronto com vestir roupa e aí eu tinha de mijar. E quando eu finalmente me despí, mijei e de novo me vestí, eu estava com sono de mais, para mexer com a pá. Tentei de empregar Klaus para o resto do inverno para retirar a neve, pois ele tem um frese montado no seu caminhao, mas ele diz, que ele já tem trabalho demais. Eu acredito, que o bobao esta mentindo.
23 de decembro: Hoje sómente 10 cm neve. E se aquentou até aos 0 graus. Minha esposa queria que eu decorasse hoje a casa. Ela esta gaga? Eu nao tenho tempo – eu tenho de trabalhar com a pá!!! Porque é que ela nao já me disse isto há um mes? Ela diz, que ela fez isto, mas eu acredito, que ela mente.
24 de decembro:
20 centímetros. A neve foi juntada tao forte pelo limpa neve, que quebrei a pá. Pensei, que iria ter um ataque de coracao. Se eu um dia encontro aquele danado, qual dirige o limpa neve, eu puxo ele nos cabelos dele pela neve. Eu sei difinitivamente, que ele se esconde atráz da esquina esperando, que eu esteja pronto com meu trabalho de retirar neve. E aí ele entao passa com 150 km/h na rua e joga tonadas de neve justamente naquele lugar, qual eu limpei. Hoje na noite minha esposa queria cantar comigo cancoes de Natal e desembrulhar os presentes, mas eu nao tinha tempo. Tinha de tomar conta e procurar com os olhos o limpa neve.
25 de decembro:
Feliz Natal. 60 centímetros daquela porcaria !*?@4*!. Tudo totalmente nevado. O pensamento de tirar neve, deixa meu sangue ferver. Nossa, gente, como ódio neve! Aí tocou o cara da limpa neve na porta, pedindo por uma dádiva. Eu batei nele com minha pá; em cima da cabeca.Minha esposa diz, que sou mal educado, que nao tenho maneiras. Eu penso, que ela é uma idióta. E se tenho mais uma vez de ouvir essas cancoes horrorosas de Natal, vou matar ela.
26 de decembro:
Ainda totalmente tudo na neve. Por que, pelo amor de Deus, mudamos para cá??? Foi tudo a ideia DELA. Ela ´tá enchendo verdadeiramente minha paciência.
27 de decembro:
A temperatura caiu até aos 30 graus minus e a canalizacao de àgua e as torneiras congelaram.
28 de decembro:
Sao 5 graus mais quente. Ainda tudo na neve. A VELHA ME FAZ MALUCO!!
29 de decembro:
Mais uma vez 30 centímetros. Klaus diz, que tenho de limpar e tirar a neve do telhado, senao vai desmonorar-se por causa do peso. Isto é a coisa mais boda, que jamais escutei.Que ele pensa, que sou tao burro?
30 de decembro:
O telhado desmonorou-se. O cara do limpa neve me denunciou....... com 50.000 Euro de indemnizao. Minha esposa foi para a mae dela. 25 centímetros antevista.
31 de decembro:
Acendí o resto da casa. Nunca mais mexer com uma pá!
8 de janeiro:
Me sinto bem. Gosto daquelas pequenas pilulas, quais estao me dando permanentemente. Porque estou amarrado na cama?

Nenhum comentário:

Postar um comentário