sábado, 27 de fevereiro de 2010

Fácio e rapidinho para muitos hóspedes queridos

Os netos se avisaram hoje para a tarde – nao tenho bolo pronto – Mas uma ideia – criancas gostam sempre de panquecas. Desta vez vou usar uma receita delíciosa de batatas, e podem acreditar: Esta receita nao fica atràs da conhecida com ovos e leite: Tentam uma vez:
Fácil: Panquecas de batatas: coisa especial para um grande café na tarde com amigos e criancas. Para ca. 25 porcoes
Massa:
1,3 kg de batatas, nao aquelas quais ficam ainda firme de pois de cozinhar, pois daquelas que ficam mais macías - desmanchandas
300 g de farinha de trigo Manteiga par assar (eu prefiro oleo de sementes de girasol)
Recheio
Doce:Puré de ameixa (ou o que preferes, como: doce de morangos, de manga, de figos, de abobora com coco ....ou puré de maca -"Apfelmus".)
200 g de sementes de papoula (combina melhor com o puré de ameixa)
3 colheres de sopa com pó de acucar

As batatas lavar especialmente com uma escova, cozinhar e descascar, raspear (ralo fino) manual, misturar com a farinha de trigo e amassar à uma massa lisa. Estender a massa em porcao fina, e assar pelos dois lados em uma frigideira passada com oleo vegetal ou manteiga. Passar o puré de ameixa na panqueca, polvilhar à gosto com a mistura de acucar e sementes de papoula, enrolar e colocar todas as panquecas em uma tigela de empadao, aumentar uma colher de sopa com àgua, e deixar por 5 min. no forno pouco aquentado.

Servir quentinho. Para os adultos um aperitivo – aguardente de ameixa - acompanhando o café. Bom apetite!

É uma receita do programa da Televisao Arte – o melhor programa na Europa. Arte – Dokumentacao: Cultura de Comida no programa: “À mesa em” – Aquí em Moravia, uma das 3 regioes históricas da República Checa.
E já que estamos na Checa – quem nao pensa aí em Milan Kundera e seus livros – O autor tao ligado à Moravia, nao sómente por sua Cidade natal Brno (Brünn) no Sul-Moravia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário