domingo, 7 de março de 2010

Para derreter-se…..

Nao tentem de resistir – esta ideia de bolo ao café de tarde ou também como sobremesa – vale o pecado (Com todas as calorias:))

(fiz mesma a prova hà 2 semanas - gostamos todos muito. Receita é naturalmente nao de mim. Achei esta maravilha na revista "Wohnen", como também a foto. Ao editorial um obrigado para esta experiencia linda.)

Tarte de chocolate com framboesas e balsamico


Ingredientes para 6 pessoas
250 g de massa doce (receita abaixo)
5 g manteiga para a forma
100 ml nata
275 g framboesas
135 g chocolate fino de um amargo puro (65 % cacao)
35 g manteiga macía
20 ml Balsamico – Vinagre

Massa doce:
250 g farinha de trigo
2 pitadas de sal
150 g manteiga macía
1 ovo
100 g acucar de pó
* extracto de ¼ vagem de baunilha
Ou: 1 pacotinho de acucar/baunilha
30 g amêndoa moída

Assim se faz:
Primeiro preparar a massa: Passar a farinha pela peneira em cima de uma tábua de trabalhos, aumentar as duas pitadas de sal, sobre isto espalhar a manteiga em pedacinhos. Amassar rapidinho à uma massa de migalhada grossa.
No meio da massa fazer uma pequena escavacao, bater um ovo dentro dela, aumentar com acucar, baunilha e as amêndoas moídas. Misturar com os dedos grossamente para entao bem rápido amassar à uma massa fina e lisa. Formar à uma bola e embru- lhar em folha de segurar fresco, colacar para pelo menos 4 horas! no frigorífico.
A forma de tarte (22 cm diâmetro) passar com manteiga e revestir a forma com a massa. O fundo várias vezes perfurar com um garfo – colocar novamente a forma com a massa no frigorífico > 30 minutos.
O forno: para diante já aquentar aos 180°.
O recheio: Cozinhar a nata. Passar 125 g framboesas pela peneira, Apanhar o suco e cozinhar-lo curto e levemente. Calcanhar o chocolate em pedacinhos, derreter sobre banho de àgua quente. Tirar do banho, despejar e ajuntar a nata quente ao chocolate derretido e liso. Remexer, ajuntar o suco de framboesas, seguir a remexer até a massa fica lisa. A manteiga em pedacinhos intermexer.
A forma de tarta com a massa: cobrir e revestir com papel de pergamento, repesar com ervilhas secas ou semelhante (feijao?) e assim cozer no forno por ca. 17 minutos. Retirar do forno, retirar o papel e as ervilhas. Retirar caudelosamente a massa cozida da forma, colocar-la para esfriar em cima de um grade de bolo.
O recheio colocar na massa pronta e fria, colocar levemente as framboeses sobradas em cima da massa de recheio. As framboeses com a arbetura para cima – veja a foto – Colocar a tarte pronta novamente no frigorífico. Retirar ca. 1 hora antes de servir.
À gosto: No último momento antes de servir: com uma pipeta ou uma colherzinha preencher as cálices das fromboesas com vinagre-Balsamico.
Servir com nata batida, à gosto um companheiro: um aperitivo de framboesas (“Himbeergeist”) e naturalmente um café quente e saboroso.

Com isto tudo e “Chopin” ao lado – que maravilha de domingo à tarde.

2 comentários:

  1. Que ideia boa, é mais uma especialidade da Austría. Eu nunca fiz, mas que é uma delícia, é. Minha avó conseguia fazer de uma maneira muito boa. Vou procurar a receita nos meus livros antigos de cozinha ... "a àgua vai gotejar dos seus dentes....:)"

    ResponderExcluir