quarta-feira, 10 de março de 2010

Amigos, realmente eu queria levá-los hoje para uma pequena turnê pelo leste da Alemanha. Mas isso não acontece sempre como a gente quer. É assim!. Na noite passada lí de uma vez, sem parar, o livro “Ein Brasilianer in Berlin” de Joao Ubaldo Ribeiro. Um pequeno livro, que me causou muito prazer. Eu rí bastante! Ele observa com toda precisão os brasileiros e os alemães e descreve com muita graça as diferencas de mentalidade entre os dois povos. Onde os brasileiros não podem entender os alemães e onde os alemaes não entenden os brasileiros. Isso assim deixando acontecer com ele nas mais engracadas situações causadas pelos malentendidos. Pequenas histórias capturam seus 15 meses em Berlim. Ele viveu lá com a família, seus filhos visitaram a escola em Berlim. Comoveu-me a narração sobre sua partida e despedida do meu país. Ná página 9 ele comecou com: “Eu imagino que em uma vida passada eu era uma vez um alemao. (......) Meus sonhos continuam girando. Esta conexao para a Alemanha, que eu sempre venho para cá, meus livros, que sao lidos aquí, e tantos amigos aquí, e me sinto tao bem aquí, para mim tudo tao confortável.....” Como vê: ele não veio como um estranho, era aberto para o que Berlim lhe ofereceu. E isso foi bastante, se entendo direito suas histórias. Conheco um pouco Berlim. É maluco eu confessar, que eu depois da leitura, vejo a cidade (minha cidade) com outros olhos. A cidade é tão complexa, tudo muda tão rápido que a gente perde de vista para esta ou aquela coisa supostamente pequena. Assim p.ex. quando ele volta ao Brasil e retrospectivamente descreve sua saudade, a saudade dos passeios no “Breitscheidplatz”, dos quiosques, onde ele gastava dinheiro em bilhetes de loteria, do divertimento de assistir aos artistas de rua, da “Filarmônica e o Museu de Instrumentos Musicais, do pequeno cinema no KU`Damm com filmes em inglês, que um dia foi fechado, da salsicha de Frank`s, perto do nosso apartamento, dos elefantes no Zoológico,dos bonecos ou “Homens de Neve”, que construímos no Natal, do meu querido bilhete mensal , com qual eu podia passear para todos os lugares, da velhinha de um supermercado na esquina. Aquí se acha minha querida papelaria, na “Uhlandstraße”. Me lemro do cheiro gostoso das padarias, das tardes no outono com folhas coloridas, que dancavam na nossa varanda, das criancas, que conversando alegremente em alemão no caminho para a escola, como se nunca tinham feito uma outra coisa na vida, minha sala de trabalho, minha mesa, minha janela, minha àrvore no quintal, o bar no “Kurfürstendamm”, que ficava dia e noite abertos, garcons bêbados, o café frio, Coca-Cola quente má comida promete.....(.....)
Isto significa uma saudade totalmente normal e comum, como todas as saudades que tocam em nós e nos acompanham” – Nao é lindo o foi dito? – Assim é o seu livro. Assim é Berlim. Quem gosta, e vocês têm de gostar :) : Joao Ubaldo Ribeiro .....”Um brasileiro em Berlim”- é de apenas ca. 100 páginas e é publicado no Brasil. Faz-se um presente e o prazer!! Algumas fotos que fiz - Eu tenho saudade desta cidade que é tão diferente de outras metrópoles da Europa. Breve quero de novo visitá-la. Mas, primeiro o inverno ainda tem de acabar, aí então eu poderia passear sobre suas pegadas, fazer para vocês novas fotos , que poderão colocar no livrinho.

(clique duplo para aumentar)









Nenhum comentário:

Postar um comentário